Conheça a diferença entre Marketing Inbound e Marketing Outbound

“Propaganda é a alma do negócio”. Você já deve ter ouvido falar nessa expressão. E ela é muito verdadeira. Contudo, é necessário que você faça o uso da propaganda de forma adequada. O marketing da empresa, que está relacionado à imagem do negócio e das estratégias necessárias para que você aumente as vendas, se divide entre Marketing Inbound e Marketing Outbound.
Com o objetivo de esclarecer melhor sobre eles, além de apresentar suas principais diferenças e vantagens, fizemos este breve artigo especialmente para você. Continue lendo e confira!

Principais características do Marketing Inbound

Marketing Inbound foi o termo criado no ano de 2005 por Brian Halligan, um dos fundadores da Hubspot (Empresa especializada em Marketing).

Todavia, Peter Druker, outro importante nome do marketing mundial, já tinha  concretado as fundações do que viria se tornar o Marketing Inbound. Em seu livro “Marketing de Permissão”, de 1999, destaca princípios que, posteriormente, passaram a nortear o Marketing Inbound.

Druker e Halligan perceberam que a cultura digital mudou a forma em que o marketing deve ser feito. As pessoas devem ser atraídas para o produto ou serviço para o qual tenham interesse.

De forma resumida, clientes devem ser atraídos por meio de conteúdo útil e relevante. A partir do momento em que as pessoas são impactadas e atraídas por conteúdo útil e relevante, elas começam a permitir que a empresa se aproxime mais, construindo um relacionamento entre ambos que, em muitos casos, resulta em uma venda.
A porcentagem de conversão varia de acordo com cada estratégia utilizada, assim como a combinação entre estratégias.

Para que o termo fique ainda mais claro para você, lembre-se que ele pode ser
traduzido simplesmente como “Marketing de Atração”. Ou seja, estratégias de
marketing realizadas para que pessoas sejam atraídos para a empresa e se tornem possíveis clientes.

Dessa maneira, o Marketing Inbound deve atrair pessoas para que então possa apresentar soluções e converter estas pessoas em clientes ou até mesmo divulgadores da empresa.

Principais características do Marketing Outbound

 

O Marketing Outbound age de modo completamente oposto ao Marketing Inbound. Isto é, ele não tem caráter passivo e de atração, mas de prospecção ativa. Na prospecção ativa, a empresa identifica os potenciais clientes do negócio e os aborda de forma direta.

Dessa forma, o Marketing Outbound age de forma direta sobre o perfil do cliente ideal da empresa. Este perfil ideal é criado seguindo uma série de parâmetros previamente estabelecidos, conectados com as características dos clientes que se adaptam melhor em cada situação.

Vamos imaginar que uma escola popular de bairro deseja fazer uma estratégia de Marketing Outbound para que consiga mais alunos. Dessa forma, ela deve entrar em contato com pais que buscam por escolas com bom custo-benefício. O contato pode ser feito de diversa formas, desde panfletos, banners, e-mails ou mesmo telefonemas.

No marketing contemporâneo, é muito comum a utilização dos meios digitais para o marketing Outbound. Sabe aquelas propagadas de plataformas como o Youtube que aparecem? Consistem em um claro exemplo de Marketing Inbound. Afinal, você é parado para que possa notar o produto ou serviço em questão.

Conheça as principais diferenças entre o Marketing Inbound e Marketing
Outbound

 

Enquanto o Outbound Marketing compreende práticas e ações no Marketing que estamos acostumados a ver, como anúncios, contatos por telefone, estandes de vendas em eventos, e-mail, o Inbound utiliza técnicas contemporâneas para atração do público, especialmente no que diz respeito a produção de conteúdo útil e relevante.

De maneira geral, os custos para o Marketing Outbound são bem mais elevados. Além disso, é difícil quantificar os resultados das ações desse tipode marketing. Por outro lado, os custos do Marketing Inbound costumam ser bem menores e osresultados podem ser quantificados de forma mais precisa e com maior agilidade. Os meios utilizados são blogs, rede sociais e e-mail.

Como você pode perceber na tabela anterior, uma das principais diferenças entre o Marketing Inbound e o Marketing Outbound é a comunicação.

A primeira, por ser mais próxima ao cliente ideal, é aberta e propicia que os clientes se engajem nos assuntos relativos do negócio. Já na segunda, a empresa faz o anúncio e o cliente o recebe, com pouca ou nenhuma interação.

Outro ponto que devemos destacar a duração da ação entre um e outro. No Inbound,o relacionamento é duradouro. São elaboradas várias estratégias para alimentar o relacionamento entre a empresa e o possível cliente, entregando material útil e relevante de forma contínua nos momentos mais adequados.

No Outbound, a experiência de consumo é interrompida para que seja feita a venda, o que pode causar certo desgaste na relação de consumo.

Por fim, devemos destacar a diferença entre o engajamento entre uma estratégia e outra.

Vantagens do Marketing Inbound

O Marketing Inbound é cada vez mais utilizado por empresas de diversos segmentos. E isso se deve, principalmente, por seus inúmeros benefícios. Destacamos:

  • Diminuição dos custos, por adotar estratégias mais baratas que o marketing
    tradicional;
  • Ciclo mais curto de vendas, ou seja, diminuição do tempo necessário para
    levar um cliente a comprar o serviço ou produto;
  • Maior poder de persuasão. Por adotar uma comunicação aberta e próxima ao
    cliente ideal, o poder de persuasão do Marketing Inbound costuma ser muito
    mais elevado que o marketing tradicional.
  • Alcance do público-alvo. Por trabalhar com perfil do cliente ideal, as ações e
    estratégias do Marketing Inbound tendem a atingir o maior número de
    possíveis clientes;
  • Clientes que utilizam rede social tem maior poder aquisitivo que clientes que
    não as utilizam, como indica o estudo de Kathleen Schaub, de 2014.

Vantagens do Marketing Outbound

Apesar de estar aliado a estratégias convencionais, o Marketing Outbound apresenta diversas vantagens, que o fazem ser uma excelente alternativa em diversas ocasiões.
Entre os principais benefícios deste marketing, destacamos:

    • O Marketing Outbound precisa de menos tempo para gerar resultado. Para
      vendas rápidas, este marketing deve ser inserido como estratégia;
    • Facilidade para encontrar mão de obra, uma vez que o Marketing Outbound
      está muito ligado ao marketing tradicional;
    • Atinge pessoas que não estão ligadas às redes sociais.


Saiba qual deles é o melhor para a sua empresa

Não existe marketing melhor ou pior para sua empresa. Cada estratégia deve ser adotada para uma finalidade distinta. O ideal é que o marketing seja bem feito, independentemente se for Inbound e Outbound. Todavia, vale destacar que na atual conjectura de negócios e consumo, é ideal que você utilize ambos de forma que um complemente o outro.

Enquanto o Marketing Inbound se mostrou revolucionário pode adequar uma
comunicação do Marketing adequada para a realidade da cultura digital, o marketing Outbound se mostra, desde sempre, uma estratégia que dá resultado. Afinal, empresas de diversos setores ainda continuam a investir pesado nas estratégias convencionais.

Sendo assim, conhecer a diferença entre Marketing Inbound e Marketing Outbound é fundamental para que você aplique estes instrumentos de forma correta e obtenha os melhores resultados possíveis com estas estratégias. Eles devem ser aplicados de forma integrada, complementando um ao outro e aumentando o potencial de vendas dos serviços ou produtos da empresa.

Então leia o nosso texto sobre o que é marketing inbound e e o nosso artigo sobre o que é marketing outbound.

Felipe Trindade

CEO Voio

Especialista em marketing, vendas e fidelização de clientes

Autor | Voio:

Voio é uma metodologia de gestão comercial que integra as técnicas mais efetivas para estruturar e aumentar a performance do seu time de vendas, aliado a um poderoso sistema criado por nós, organiza e monitora todo o relacionamento entre sua empresa e seu cliente.

Conteúdos relacionados

Alavancar ticket médio

Enriquecer a base de clientes

Ampliar prospecção

Satisfação dos clientes

Expandir a carteira de clientes

Desenvolver retenção na perda de clientes