14 Canais de captação de leads

Quer saber como utilizar novos canais de Vendas para trazer mais leads para sua contabilidade? Para que seu negócio cresça, tão importante quanto o produto/serviço em si, é saber como chegar até seus leads.
Ao longo desse texto, apontarei 14 canais de tração, ou seja, 14 maneiras diferentes de trazer Leads para o topo do seu Funil de Vendas.

Marketing de Indicação: a principal forma de uma contabilidade atrair novos leads é através do famoso marketing boca a boca. Já o marketing de indicação é um processo estruturado que otimiza a indicação de seus clientes, onde consiste em criar estratégias que encorajam seus clientes a indicarem mais. Normalmente, os indicadores são bonificados com algum benefício, como: descontos, prêmios ou serviços. Também, atrelado a Pesquisa NPS é uma ótima estratégia para conquistar aqueles clientes com tickets maiores, que ao invés de um custo menor buscam excelência na qualidade.

Marketing pago em buscadores (SEO): É quando você paga para anunciar sua marca ao público que faz buscas no Google, Bling, entre outros. É uma estratégia muito utilizada por contadores, pois sua principal vantagem é trazer Leads rapidamente, já nos primeiros meses. Porém, prepare-se, o volume de leads que chegará para você será grande e a taxa de conversão pequena, pois esse lead provavelmente estará cotando com várias contabilidades ao mesmo tempo, além de geralmente o custo ser o maior critério para decisão de fechamento.

Marketing de Conteúdo: Esta estratégia é muito eficaz em contabilidades, porém bastante trabalhosa, pois é necessário produzir conteúdo relevante para o lead, a fim de educá-lo ao longo de sua jornada. Também possui o poder de engajar e criar valor ao seu público alvo antes mesmo de fechar um negócio, podendo levá-lo ao caminho de uma conversão.
Esse canal é excelente para conquistar clientes com tickets maiores, que prezam pela excelência da qualidade.

E-mail Marketing: É uma ferramenta muito eficaz para converter prospects em clientes. É um canal pessoal e costuma trazer resultados melhores quando é personalizado. O e-mail marketing possui como principal função aproximar e converter os leads com mensagens estratégicas, e também podem ser capturados através de landing pages. Além disso, uma das características mais vantajosas da lista de e-mails é que ela é sua. Redes sociais (Instagram, Facebook etc.) são bancos de terceiros que você não tem controle sobre a entrega desse conteúdo, portanto você pode, e deve, usá-las para construir a sua própria lista de e-mails.

Marketing de Afiliados: Essa estratégia é muito utilizada por contadores. O intuito é se beneficiar de parceiros comerciais já existentes em uma troca de indicações. Por exemplo: um advogado que indica um cliente diretamente para seu escritório contábil, ou um consultor que ao fechar a venda, lhe indica para realizar todas as rotinas contábeis. Essa parceria é feita de maneira orgânica e sem nenhuma forma de premiações, porém aconselhamos que você crie um programa de indicação, onde você consiga motivar seus indicadores com bonificações, como: descontos, prêmios ou serviços, assim como no marketing de indicação.

Palestras e Webinars: São poderosas estratégias que possibilitam você alcançar um determinado público, aumentando a sua autoridade sobre um assunto, como por exemplo: abertura de empresa no exterior, e trazendo grande visibilidade para o seu escritório contábil. Com um pitch de vendas (uma estratégia que consiste em apresentar uma solução inovadora em um discurso de curta duração) atraente você conquistará novos clientes para sua contabilidade.

Feiras e eventos: As feiras de negócios e eventos são uma excelente oportunidade para demonstrar seu produto pessoalmente. Feiras específicas no nicho em que você atua são ótimos canais para gerar interesse no seu serviço, pois te fará se tornar referência. Também serve para que você possa pesquisar o que seus concorrentes estão fazendo de diferente, te auxiliando a aprimorar seus processos. À medida que você cresce, estes espaços também podem ser ótimos para anunciar novas soluções, inovações e fechar parcerias e contratos com grandes empresas.

Widgets marketing: Você pode criar ferramentas que auxiliam na rotina contábil e financeira do seu Lead. Geralmente infoprodutos, que são disponibilizados de maneira digital. Não geram custos, e podem ser utilizados como iscas em landing pages, por exemplo: calculadoras, planilhas simuladoras, vídeos educacionais entre outros. Ou seja, uma moeda de troca para a captura do Lead em redes sociais, webinars ou palestras.

Anúncios offline: São estratégias de branding, ou seja, uma estratégia de posicionamento da marca, deixando-a mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece. Você pode aderir as publicidades convencionais como os canais offline, comerciais de TV, rádio, jornais, revistas, placas de outdoor e etc. Estes canais podem ser utilizados em escala, desde campanhas locais até para atingir todo um país.

Anúncios em redes sociais e mídias de display: Os displays são aqueles banners que aparecem nos sites que você visita que visam despertar interesse em algo que o cliente não necessariamente sabia que precisava. São aqueles anuncios que aparecem na sua timeline das redes sociais (Facebook ou Instagram por exemplo) de páginas que você não segue, onde objetivam satisfazer o interesse que o consumidor demonstrou através de uma pesquisa ativa.

Targeting Blogs: Em tradução livre, significa “focar em blogs populares para atingir novas audiências”. Esse canal de tração tem crescido muito nos últimos anos com a cultura do influenciador digital. Uma recomendação ou menção de alguém com influência ao seu potencial cliente pode trazer bons resultados. Mapeie os blogs mais populares lidos pelo seu público-alvo e esteja presente nele. Essa estratégia pode ser muito efetiva para atrair esse seu público até você. Explore também: podcasts, grupos de Facebook, influencers do Instagram etc.

Desenvolvimento de Negócios (BD – Business Development) – é o processo de estabelecer parcerias e acordos com outras empresas ou startups para promover os produtos ou serviços uns dos outros. Você pode fazer uma venda combinada, compartilhar espaço de anúncio ou encontrar maneiras de combinar seus produtos. Você também pode estabelecer integrações entre seu produto e outro. É uma parceria em que ambas as partes se beneficiam sem ter que suportar grandes custos.

Pré vendas: Consiste em dividir o processo de vendas em duas etapas, sendo a primeira executada por um colaborador responsável por buscar novos leads por meio de ligações ativas via telefone ou redes sociais, com perguntas estratégicas para a qualificação desse lead conforme seu ICP (Perfil Ideal do Cliente). Ou seja, é esse colaborador quem educa, qualifica e cria uma relação com o lead, para que ele seja encaminhado à segunda etapa, executada por um outro colaborador (Closer), a qual sua função é de finalizar a venda. Logo, a pré-venda garante a maior quantidade de leads no topo do seu funil de vendas. Aumentando o volume de negócios fechados, pois o Closer somente abordará leads com potencial de compra.

Vendas: O foco principal do setor comercial em uma contabilidade é criar um processo bem definido de vendas, que atinja o seu público-alvo e faça com que eles adquiram seus serviços. Escalar através das vendas, é uma tarefa que demanda um funil que gere leads e os qualifique em um processo escalável capaz de convertê-los em clientes. Mais do que características pessoais, contabilidades que vendem bem, possuem processos estruturados e voltados para potencializar ao máximo sua taxa de conversão.

Mas qual canal de tração devo escolher para minha contabilidade?

Existem inúmeras ações para prospecção de novos leads. Esses são apenas alguns canais. E para o gerenciamento desses novos Leads será necessário o uso de um CRM.

Nós da Voio, desenvolvemos um CRM Único no mercado, com diversas ferramentas integradas à mesma plataforma. Nela, você terá o Funil de Vendas Contábil, Inbound Marketing, Costumer Success dentre muitas outras funções.

Quer potencializar seus canais de vendas? Entre em contato conosco e descubra como a VOIO pode te ajudar!

 

Gostou do texto? Quer ler mais sobre vendas?  Então leia nosso artigo sobre as principais diferenças entre marketing e vendas

Felipe Trindade

CEO Voio

Especialista em marketing, vendas e fidelização de clientes

Autor | Voio:

Voio é uma metodologia de gestão comercial que integra as técnicas mais efetivas para estruturar e aumentar a performance do seu time de vendas, aliado a um poderoso sistema criado por nós, organiza e monitora todo o relacionamento entre sua empresa e seu cliente.

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